Em uma recuperação espetacular que dá nova vida à sua campanha, a ex-senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton venceu a eleição primária do Partido Democrata no Texas, acaba de anunciar a rede de televisão americana CNN.
Seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, disse que ela precisava ganhar no Texas e em Ohio, dois grandes estados importantes para a vitória na eleição presidencial de novembro. E aparentemente ela ganhou.
A primária decide a distribuição de dois terços dos delegados do Texas à convenção nacional democrata, marcada para o fim de agosto. No final da apuração, Hillary obteve 51% dos votos contra 48% para Obama.
Obama ganhou nos grandes centros urbanos. Hillary levou a melhor nas zonas rurais, onde terá sérias dificuldades para bater o candidato republicano, John McCain. Mas certamente poderá contar com a maioria do eleitorado que ontem votou em Obama.
O outro terço será alocado com base em convenções regionais realizadas paralelamente na terça-feira. A apuração está no início.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário