A França vai reduzir parte de seu arsenal nuclear, desmontando cerca de um terço das ogivas que seriam lançadas de mísseis instalados em aviões, anunciou ontem o presidente Nicolas Sarkozy, ao lançar um novo submarino atômico, Le Terrible.
"Nosso arsenal nuclear terá menos de 300 ogivas", que descreveu como metade do que a França tinha no auge da Guerra Fria.
Em discurso o porto de Cherburgo, na Normandia, Sarkozy advertiu que, embora no momento só as grandes potências tenham mísseis capazes de atingir a Europa em menos de meia hora, "há países da Ásia e do Oriente Médio que estão desenvolvento esta capacidade".
Leia mais no jornal americano Financial Times
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário