domingo, 23 de março de 2008

Argentina estuda suspender exportação de carne

Depois de dez dias de protesto no campo por causa do aumento das retenções das exportações agrícolas da Argentina, o governo Cristina Kirchner estuda suspender temporariamente as exportações de carne e talvez também de leite, se a greve dos produtores rurais continuar e houver um desabastecimento desses produtos no mercado interno, informou no sábado o jornal La Nación.

No domingo, o poderoso chefe da Casa Civil do governo argentino, Alberto Fernández, pediu aos governadores das províncias que negociam com o agronegócio para acabar com a greve. Em troca, oferece ajuda para aliviar os custos de insumos e fretes, através de subsídios diretos, benefícios fiscais ou crédito subsidiado.

O presidente da Federação Agrária Argentina, Eduardo Buzzi, confirmou a manutenção da greve por tempo indeterminado e declarou que não iria atrás do governo.

Buzzi reclamou no sábado que nem Fernández nem o ministro da Economia, Martín Lousteau, haviam entrado em contato ainda com as entidades promotoras do protesto no campo para negociar: "Os ministros falam na mídia e tentam manipular a opinião pública", disse o líder ruralista.

Leia mais em La Nación deste domingo.

Nenhum comentário: