O novo presidente comunista de Chipre, Demetris Christofias, e Mehmet Ali Talat, líder da república turco-cipriota do norte da ilha, não-reconhecida internacionalmente, se reuniram nesta sexta-feira e prometeram começar negociações formais para unificar a ilha, dividida deste 1974. Ele anunciaram a reabertura imediata de uma passagem entre as duas metades do país.
Quando a ditadura militar grega derrubou o presidente Makarios III em 1974, a Turquia ocupou o norte da ilha, cerca de 40% do território e criou uma república que em realidade é um estado federado turco que nunca foi reconhecido, a não ser pela própria Turquia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário