A Baronesa Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar primeira-ministra do Reino Unido, foi internada para exames aos 82 anos. Seu estado de saúde é considerado estável.
Thatcher ganhou o apelido de Dama de Ferro da imprensa soviética por causa de um discurso anticomunista em 1976, quando era líder da oposição conservadora.
No poder, de 1979 a 1990, honrou a alcunha aplicando a linha dura contra sindicalistas para impor uma política econômica neoliberal destinada a fazer "recuar as fronteiras do Estado". Ela cortou impostos e gastos públicos, privatizou empresas estatais e exigiu uma dedução do dinheiro britânico dado à Comunidade Européia.
Sua política econômica aumentou o desemprego que a ajudara a se eleger em 4 de maio de 1979 de 1 para 3 milhões de trabalhadores. Thatcher enfrentou um ano de uma greve dos mineiros de carvão que prejudicou a geração de energia na Grã-Bretanha.
Também adotou a linha dura contra o Exército Republicano Irlandês (IRA), que lutava contra o domínio britânico sobre a Irlanda do Norte. Uma greve de fome matou em 1981 o lendário Bobby Sands, um dos líderes do grupo terrorista que desafiou a determinação da Dama de Ferro.
Em 1984, um atentado do IRA contra um hotel em Brighton onde se realizava a convenção anual do Partido Conservador quase a matou.
Antes disso, em 1982, Thatcher foi inflexível diante da invasão argentina às Ilhas Malvinas, que os ingleses chamam de Falklands. Depois de uma guerra curta em que quase mil pessoas foram mortas, os argentinos foram expulsos das ilhas do Sul do Oceano Atlântico.
A derrota nas Malvinas desmoralizou a junta militar argentina liderada pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, um dos grandes delinqüentes da história recente do país, acelerando o fim da ditadura militar, que viria em 1983, com a eleição de Raúl Alfonsín.
Só então, Thatcher obteve a segunda vitória eleitoral, em 1983, conquistando uma ampla maioria na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico que permitiu a aplicação de seu programa radical de privatização. A economia britânica, sufocada por uma carga fiscal com alíquotas de até 89%, reagiu.
Hoje, o Reino Unido tem a quinta maior economia do mundo. Superou a França mas foi ultrapassado pela China.
Em agosto de 1990, quando Saddam Hussein invadiu o Kuwait e o anexou ao Iraque, Thatcher teria sido decisiva para convencer o então presidente dos Estados Unidos, George Bush, pai, a enviar tropas para proteger a Arábia Saudita, na Operação Escudo no Deserto. Ela teria dito: "Não é hora de amolecer, George".
Durante a Operação Tempestade no Deserto, que expulsou os iraquianos do Kuwait, de 17 de janeiro a 28 de fevereiro de 1991, ela tinha deixado a residência oficial de 10 Downing Street.
O thatcherismo sobreviveu ao governo Thatcher. Em outubro de 1990, por causa de sua tenaz oposição à maior integração européia e da proposta de introdução de um imposto predial e territorial baseado no número de moradores de uma propriedade imobiliária e não no seu valor, a Dama de Ferro foi derrubada por seu próprio partido.
Esse regicídio até hoje dilacera o Partido Conservador britânico, que se considerava o mais bem-sucedido da História do Ocidente.
Sucessor de Thatcher, o moderado John Major completou seu mandato e conquistou mais um, em 1992, contrariando as pesquisas de opinião. Mas jamais conseguiu unir o partido, sendo fragorosamente derrotado por Tony Blair em 1º de maio de 1997.
Ao prometer durante a campanha não aumentar as alíquotas do imposto de renda, entre outras medidas copiadas da plataforma conservadora, Blair incorporou políticas da Dama de Ferro a seu Neotrabalhismo, além da eliminar a Cláusula 4 do estatuto do Partido Trabalhista, que falava em estatização dos meios de produção. Foi uma ruptura com o socialismo que ajudou a levar o partido de volta ao poder depois de 18 anos.
Com essas propostas, o Neotrabalhismo chegou a ser definido como "o thatcherismo com face humana", por causa dos investimentos em serviços públicos como educação, saúde e transportes, talvez a principal razão das três vitórias consecutivas de Blair, que cairia em 2007 devido à sua participação na invasão do Iraque.
Só agora, no governo Gordon Brown, depois de uma sucessão de líderes fracassados, sob a liderança do jovem David Cameron, os conservadores voltaram a estar na frente dos trabalhistas nas pesquisas de opinião. Daí até retomarem o poder vai uma grande distância.
Lady Thatcher ainda é a figura dominante do conservadorismo britânico, tendo inspirado líderes direitistas do mundo inteiro, de Ronald Reagan, nos EUA, a Václav Klaus, reeleito presidente da República Tcheca.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sábado, 8 de março de 2008
Dama de Ferro é hospitalizada no Reino Unido
Marcadores:
Blair,
Conservadorismo,
Dama de Ferro,
David Cameron,
Europa,
John Major,
Neoliberalismo,
Neotrabalhismo,
Privatização,
Reino Unido,
Sindicatos,
Thatcher,
Thatcherismo,
Václav Klaus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário