O Exército da Colômbia anunciou na sexta-feira a morte de mais um comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Manuel de Jesús Muñoz, mais conhecido pelo nome de guerra de Ivan Ríos.
Ele foi morto pelo seu próprio chefe de segurança, que entregou a mão amputada do rebelde como prova de sua morte, declarou o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos. É um sinal de que as FARC podem estar se desintegrando, com quebra da hierarquia.
Há uma semana, o subcomandante Raúl Reyes tornou-se o primeiro membro do secretariado das FARC morto em mais de 40 anos de luta da guerrilha contra o Estado colombiano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário