O Exército Mehdi, a maior milícia do Iraque, controlada pelo aiatolá xiita rebelde Muktada al-Sader, desafiou o ultimato do primeiro-ministro Nuri al-Maliki e atacou um oleoduto a sete quilômetros da cidade de Bássora, no Sul do Iraque, região por onde passam 80% do petróleo exportado pelo país. Em conseqüência, o preço do barril de petróleo voltou a passar de US$ 107.
Pelo menos 105 pessoas morreram nos três primeiros dias da ofensiva ordenada por Maliki contra as milícias xiitas que disputam o poder em Bássora. O primeiro-ministro deu prazo até sábado pela manhã para as milícias se renderem.
Num desafio ao governo e às forças de ocupação dos Estados Unidos, milhares de xiitas saíram em passeata no bairro perifério Cidade de Sáder, em Bagdá, protestando contra a ofensiva no Sul do Iraque.
Também houve ataques atribuídos à milícia de Sader contra a ultrafortificada Zona Verde de Bagdá, onde ficam a sede do governo, o comando militar dos EUA e as embaixadas.
Um bombardeio aéreo americano matou pelo menos 30 pessoas em Hilla. Houve combates ainda em Amara e Carbalá.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário