A Europa sem fronteiras internas criada pelo Acordo de Schengen incorporou neste domingo, 30 de março, mais nove países-membros da União Européia: Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia e Malta.
Só estão fora a Irlanda e o Reino Unido - que optaram por não aderir por causa do terrorismo na Irlanda do Norte -, e Chipre, Bulgária e Romênia, que ainda não completaram os procedimentos necessários para entrar no Espaço Schengen. Ao todo, são 3,6 milhões de quilômetros onde vivem mais de 400 milhões de pessoas.
Dois países que não pertencem à UE - Noruega e Islânia - integram a Europa sem fronteiras, onde é possível viajar livremente sem apresentar passaporte na fronteira.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário