A menina que aparece dormindo no famoso comercial da campanha da senadora Hillary Clinton em que o telefone vermelho da Casa Branca toca às três da madrugada prefere o senador Barack Obama, rival da ex-primeira-dama na disputa pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos na eleição de 4 de novembro.
Casey Knowles, de Seattle, só viu a propaganda quando ela começou a ser comentada amplamente na televisão.
Quando o telefone toca, uma voz sinistra diz: "São três da manhã e seus filhos estão num sono profundo... Quem você quer que atenda?" Hillary pega o telefone e parece agir decididamente.
A mensagem subliminar é que Hillary está preparada para enfrentar os desafios à segurança nacional dos EUA e Obama não.
Na verdade, é uma tática de amedrontar o eleitorado, parte da campanha negativa de ataques a Obama usada pela senadora por Nova Iorque para vencer no voto popular no Texas e em Ohio, salvando assim sua candidatura.
Em realidade, a única vantagem que ela tem sobre Obama é ter dormido com o presidente Bill Clinton. Hillary não tinha permissão para entrar em áreas reservadas da Casa Branca.
Knowles participou da gravação como extra há oito anos. A campanha de Hillary comprou o filme sem que a atriz tenha o menor controle sobre o uso de sua imagem.
"Seria maravilhoso", comentou, "se eu e Obama pudermos fazer uma contra-propaganda."
Confira no YouTube.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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