A intervenção do Federal Reserve Board, o banco central dos Estados Unidos, com a ajuda do banco J P Morgan Chase, para salvar o quinto maior banco de investimentos americanos abalou mais uma vez o mercado financeiro.
O Bear Stearns é a nova vítima da crise no setor habitacional nos EUA. Não foi revelado quanto dinheiro será necessário injetar para impedir sua quebra.
Diante de líderes empresarias reunidos do Clube da Economia de Nova Iorque, o presidente George W. Bush tentou passar uma mensagem otimista. Ele prometeu ajuda para refinanciar os contratos de quem corre risco de perder a casa, defendeu a aprovação definitiva dos cortes de impostos de seu governo e advertiu para os riscos de "uma regulamentação excessiva capaz de prejudicar a economia americana a longo prazo".
Com mais um banco em dificuldades, as ações da Bolsa de Valores de Nova Iorque perderem, em média, 2%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário