quinta-feira, 20 de março de 2008

China admite que matou tibetanos a tiros

O regime comunista da China admitiu hoje que matou quatro tibetanos a tiros na província de Sichuã, pretextando legítima defesa.

A televisão chinesa mostrou imagens de presos no Tibete sendo humilhados e obrigados a assinar confissões. Eles são acusados de ameaça à "segurança nacional", um argumento típico de ditaduras.

Lhassa, a capital tibetana, é uma praça de guerra ocupada por milhares de soldados chineses. Está fechada para jornalistas e turistas.

Enquanto o governo afirma que 105 tibetanos que participaram de protestos se entregaram às autoridades chinesas no Tibete, o governo tibetano no exílio denuncia mais de mil prisões.

Em Beijim, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores voltou a acusar o Dalai Lama pela violência, responsabilizando o líder espiritual do Tibete, um pacifista, por assassinatos, incêndios criminosos, saques e depredação de lojas.

É uma atitude contraditória porque os dirigentes da China declaram oficialmente estarem prontos a dialogar com o Dalai Lama, se ele renunciar à violência e à luta pela independência do Tibete. Só que o Dalai Lama nunca defendeu a independência do Tibete, que sabe que seria um objetivo irrealizável. O que ele quer é uma real autonomia.

Oficialmente, o Tibete é uma região autônoma dentro da China. Na prática, o regime comunista pratica uma política de migrações forçadas e destruição da cultura e do meio ambiente tibetanos que é a causa da atual revolta popular.

Nenhum comentário: