sexta-feira, 21 de março de 2008

Conflito no Tibete influencia eleição em Taiwan

O partido nacionalista Kuomintang, de oposição, a favor de relações amistosas com a China, tinha a eleição presidencial do sábado praticamente garantida em Taiwan. Mas a violenta repressão chinesa contra os protestos no Tibete reduziu a vantagem do candidato do KMT, Ma Ying-jeou.

Nos últimos dias, embora as pesquisas estejam proibida nesta reta final, o candidato do Partido Progressista Democrático, Frank Hsieh, encurtou diferença em relação a Ma. O PPD adverte que Taiwan pode ser o novo Tibete. Pretende pedir associação às Nações Unidas. Mas o veto chinês é certo.

A China considera Taiwan uma província rebelde e ameaça declarar guerra se o país, não reconhecido por nenhum que mantém relações com Beijim, declarar independência. Um pilares do regime comunista chinês é o mantra de que "só existe uma China".

Taiwan, antes conhecida pelo nome português, Formosa, foi onde o líder anticomunista Chiang Kai-shek se refugiou depois da vitória da revolução comunista chinesa, em 1º de outubro de 1949.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.