sábado, 22 de março de 2008

Presidente da Câmara dos EUA vista Dalai Lama

O presidente da Câmara dos Representantes, deputada Nancy Pelosi, terceira pessoa mais poderosa na política americana, visitou ontem o Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, no exílio no Norte da Índia para levar seu apoio, diante do conflito da comunidade tibetana dentro da China com o regime comunista.

Uma das maiores críticas da China no Congresso dos Estados Unidos, Pelosi disse que "a situação no Tibete é um desafio para a consciência do mundo."

"Se os amantes de liberdade não denunciarmos os abusos dos direitos humanos cometidos pela China no Tibete, perderemos toda autoridade moral", declarou a presidente da Câmara.

Para a China, trata-se de uma questão interna.

A onda de protestos que começou no Tibete em 10 março para lembrar a revolta tibetana contra o domínio chinês de 1959 se espalhou pelas províncias vizinhas, provocando a morte de mais de cem pessoas.

Na sexta-feira, 21 de março, o jornal oficial chinês Diário do Tibete descreveu o Dalai Lama como "um chacal com face humana e coração de fera". O líder do governo tibetano no exílio, um budista e pacifista, nega qualquer responsabilidade pelas mortes. No mesmo jornal, as autoridades chinesas publicaram fotos de manifestantes procurados pela polícia.

O Tibete está no roteiro do revezamento da tocha da Olimpíada de Beijim, a ser realizada de 8 a 24 de agosto. A tocha será acesa em 24 de março em Olímpia, na Grécia, sede dos Jogos Olímpicos da Antigüidade, e deveria passar pelo Tibete nas próximas semanas.

Nenhum comentário: