Com a falência do banco de investimentos Bear Stearns e a queda de cerca de 2% na Bolsa de Nova Iorque na última sexta-feira, as bolsas de valores da Ásia iniciaram suas operações nesta segunda-feira em acentuada queda.
As medidas anunciadas pelo Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos Estados Unidos, aumentaram o nervosismo dos investidores, que vêem o risco de um colapso financeiro em série, de um efeito dominó no sistema bancário americano,
Em Tóquio, a baixa é de 3,4%; em Hong Kong, de mais de 4,5%.
O euro bateu novo recorde a US$ 1,59 e o dólar atingiu sua cotação mais baixa em 12 anos em relação ao iene japonês, abaixo de 97 ienes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário