Mais um aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, rompe relações com a Colômbia. Agora, foi a vez do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em "solidariedade ao povo do Equador", por causa do ataque colombiano que matou no sábado o subcomandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em território equatoriano.
Antes desta crise, Ortega havia acusado a Colômbia por causa de duas ilhas do Mar do Caribe, Santo André e Providência, reivindecadas pela Nicarágua.
Ortega estava provocando a Colômbia para se proteger sob a proteção chavista.
As ilhas foram cedidas à Colômbia em 1928, durante uma invasão americana à Nicarágua. Mas só agora, oportunisticamente, o comandante Daniel Ortega resolveu fazer barulho por causa disso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário