O governo George Walker Bush propõe nesta segunda-feira a ampliação dos poderes de fiscalização do Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos Estados Unidos, para tentar evitar crises financeiras como a atual, iniciada pela inadimplência dos tomadores de empréstimos para compra de casa própria com problemas de crédito no passado.
Como não quer maior regulamentação, o governo americano optou dar mais poderes de investigação para o banco central examinar o que os bancos estão fazendo.
Um novo plano está sendo preparado para ajudar os mutuários que não estão conseguindo pagar as prestações da casa própria e devem mais do que o valor do imóvel, por causa da desvalorização causada pela crise.
A Administração Federal de Habitação vai estimular a renegociação dos contratos com a redução dos juros e do total da dívida. Em troca, as instituições financeiras que aceitassem renegociar receberiam ajuda do governo federal dos EUA para sanar seus problemas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário