Os traficantes de drogas da Colômbia estão usando minissubmarinos para levar até cinco toneladas de cocaína por viagem para os Estados Unidos.
Desde 2002, 23 submarinos clandestinos foram apreendidos por autoridades americanas e colombianas, sendo 13 nos últimos dois anos. Eles faziam o tráfico entre a costa da Colômbia e a América Central ou México, de onde a droga é levada para os EUA.
A previsão da Guarda Costeira americana é de 85 novos submarinos clandestinos em 2008 e outros 120 para 2009.
"Fabricar um submarino desses custa US$ 1 milhão", declarou o comandante da Guarda, Thad Allen. A relativa simplicidade é o segredo de seu sucesso: "Algumas vezes eles são desmontados e remontados em outros lugares, o que torna mais difícil descobri-los.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário