Havia seres humanos na Europa há 1,2 milhão de anos, revelaram pesquisadores espanhóis. Hoje os cientistas apresentaram a mandíbula do mais antigo europeu encontrado até agora. A escavação foi feita em Atapuerca, no Norte da Espanha.
O mais antigo hominídeo conhecido nasceu no Chade, no coração da África, há sete milhões de anos. Seus descentes migraram para a Europa e a Ásia, onde evoluíram em espécies diferentes.
Até agora, acreditava-se que os mais antigos homens tinham vivido no continente europeu há um milhão de anos. A descoberta de Atacuerpa muda a pré-história da Europa.
Leia mais na revista científica Nature.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário