Pouco depois do início da contagem de votos das eleições de ontem no Zimbábue, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC), principal partido de oposição, proclamou-se vencedor. Mas o governo, que colocou as Forças Armadas de prontidão, acusou a oposição de golpismo.
"Isso se chama golpe de Estado, e todos nós sabemos como lidar com golpes, advertiu o porta-voz governista George Charamba à imprensa oficial do regime.
O presidente Robert Mugabe, no poder desde a independência, em 1980, tenta o sexto mandato consecutivo. Desde a criação do MDC, em 1999, seu governo se tornou cada vez mais ditatorial, promovendo a invasão de terras, o confisco de propriedades e a destruição de aldeias de maioria oposicionista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário