O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, venceu as eleições legislativas da Espanha mas não terá maioria absoluta no Parlamento.
Com 97% dos votos apurados, o PSOE tinha eleito 169 (44%) dos 350 deputados da Câmara, cinco a mais do que nas eleições de 2004, enquanto o Partido Popular, de direita, conquistava 154 cadeiras (40%), seis a mais do que tem hoje.
Na prática, o resultado indica o aparecimento de um bipartidarismo na Espanha.
Para os brasileiros que têm sido deportados arbitrariamente do Aeroporto de Barajas, em Madri, a situação não deve mudar muito.
Com a crise financeira iniciada nos Estados Unidos, o desemprego na Espanha subiu para 8,8%. É o segundo maior na União Européia, depois da Eslováquia, e a Espanha é o país que mais recebeu imigrantes ilegais nos últimos anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário