Dois senadores dos Estados Unidos querem saber onde vai a renda do petróleo do Iraque e se está sendo empregado na reconstrução do país. O democrata Carl Levin e o republicano John Warner suspeitam que o dinheiro está sendo desviado para bancos no exterior.
"Acreditamos que a reconstrução do país nos últimos cinco anos está sendo paga pelo contribuinte americano", argumentam os senadores, membros da Comissão das Forças Armadas do Senado.
Pelos dados do Departamento de Estado americano e do Ministério do Petróleo iraquiano, a produção de petróleo do Iraque é de 2,2 milhões de barris diários. Mas informações do mercado indicam que chegou a 2,5 milhões. Isto garantiria uma renda de US$ 50 bilhões por ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário