Os líderes da Coréia do Norte, Kim Jong Il, e da Coréia do Sul, Roh Moo Hyun, terminaram hoje seu encontro de cúpula em Pionguiangue, capital norte-coreana, prometendo cooperar economicamente e negociar um tratado de paz definitivo para acabar com a Guerra da Coréia (1950-53) mais de meio século depois do fim dos combates.
Uma observação importante é que os países não se chamam oficialmente Coréia do Sul e Coréia do Norte mas República da Coréia (Sul) e República Popular Democrática da Coréia (Norte). Ambos reivindicam a soberania sobre toda a península coreana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário