Diante da atitude das oposições nos dois países, o acordo nuclear acertado entre os Estados Unidos e a Índia em 2005 está à beira do colapso. O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, avisou o presidente George Walker Bush que não tem condições de obter a aprovação do parlamento num futuro próximo.
A maior dificuldade vem da esquerda. Os partidos comunistas que fazem parte da coalizão liderada pelo Partido do Congresso acusam o governo de se aproximar demais dos EUA.
Houve quem pensasse que Singh usaria o momento para convocar eleições antecipadas. Mas, no fim de semana, ele manifestou interesse em preservar a coligação governista.
Leia mais no jornal The Washington Post.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário