O barril de petróleo foi negociado a US$86,79 esta manhã na Bolsa Mercantil de Nova Iorque, por causa de problemas na oferta.
Um relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) inquietou o mercado ao prever que a produção dos exportadores não-membros do cartel produzirão, no quarto trimestre do ano, menos do que os 110 mil barris diários previstos.
A expectativa do mercado é que o petróleo chegue a US$ 90, se o inverno no Hemisfério Norte for rigoroso. Mas alguns analistas entendem que parte do aumento recente se deve à especulação de fundos de investimentos que aproveitam o grande crescimento de preço dos produtos primários.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário