quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fotos revelam alvo de Israel na Síria

Analistas independentes acreditam ter descoberto o alvo do bombardeio aéreo de Israel à Síria em 6 de setembro deste ano: um reator nuclear em construção com tecnologia da Coréia do Norte.

No Instituto de Ciência e Segurança Internacional (ISIS), os especialistas compararam fotos de satélite anteriores e posteriores ao ataque.

Antes, havia um conjunto de prédios isolado, com um edifício alto com o formato de uma caixa do tipo usado para abrir reatores nucleares de gás e grafite. Seria capaz de produzir a carga de uma bomba nuclear por ano. Ao lado, havia uma estação de bombeamento de água para resfriar o reator.

As fotos recentes indicam que o local pode ter sido bombardeado.

O complexo está situado a 12 quilômetros ao norte da vila de At Tibnah, que fica no deserto, na região de Dayr az Zawr, e a 145 km da fronteira com o Iraque, revela o relatório divulgado ontem pelo ISIS.

Para David Albright, ex-inspetor das Nações Unidas e um dos responsáveis pela pesquisa, o tamanho de estrutura indica que a Síria estava construindo um reator a gás e grafite de 20 a 25 megawatts, semelhante ao de Ionguibiom, na Coréia do Norte.

Leia mais no jornal Washington Post.

Nenhum comentário: