A obesidade provoca um risco de contrair câncer tão grande quanto fumar, adverte hoje o Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer, num importante relatório sobre as relações entre a doença e o estilo de vida civilizado.
Outros fatores de risco importantes, além do excesso de gordura, são o consumo de álcool, bebidas açucaradas, lanches rápidos, carne vermelha e carnes processadas, como embutidos e defumados. Ser magro, não tomar bebidas alcoólicas e fazer exercício todos os dias reduzem as chances de pegar a doença, conclui o estudo.
Os homens que bebem mais de duas doses em média por dia e mulheres que bebem mais de uma dose diária em média têm risco de câncer ampliado.
Um índice de massa corporal até 25 é considerado saudável. Acima disso, a pessoa tem excesso de peso. Esse índice é calculado dividindo-se o peso do corpo em quilos pelo quadrado da altura em metros.
Leia mais no site da BBC e confira a íntegra do relatório Alimentação, Nutrição, Avitidade Física e a Prevenção do Câncer.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário