Com uma plataforma racista, prometendo expulsar os imigrantes, o Partido Popular Suíço (SVP, do alemão) venceu as eleições gerais na Suíça com 29% dos votos, mas não alcançou a maioria que esperava.
A campanha do SVP, liderado pelo bilionário e ex-ministro da Justiça Christoph Blocher, foi totalmente dominada pela imigração. Num cartaz, três ovelhas brancas estão sobre uma bandeira da Suíça e chutam uma ovelha negra para fora do país. O texto: "Mais segurança!"
Pelas projeções dos resultados parciais, a extrema direita teria 62 deputados, seis a mais do que na legislatura anterior.
O Partido Verde ganharia mais cinco cadeiras, chegando a 20. Maior perdedor, o Partido Socialista elegeria 43 deputados, nove a menos do que atualmente. Os partidos tradicionais de direita, o Radical e o Democrata-Cristão, fariam 31 deputados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário