Pelo menos 80 rebeldes da milícia dos Talebã foram mortos sábado em violentos combates em duas províncias do Sul do Afeganistão.
A batalha perto de Musa Cala, na província de Helmand - maior região produtora de papoula - foi a quinta grande batalha na região desde 1º de setembro. Ao todo, mais de 250 talebã foram mortos, num sinal evidente de que as forças dos Estados Unidos e do Reino Unido querem retomar o controle da região das mãos dos rebeldes.
O último combate começou quando os talebã atacaram uma patrulha conjunta americano-afegã com foguetes e metralhadoras. As forças lideradas pelos EUA pediram apoio de aviões de guerra e o confronto terminou com "quase sete dúzias de talebã mortos", anunciou domingo de manhã o comando militar americano em Cabul.
Este é o ano mais violento no Afeganistão desde 2001, quando o país foi invadido pelos EUA para vingar os atentados de 11 de setembro, já que o governo dos talebã abrigava a rede terrorista Al Caeda, responsável pelos ataques contra Nova Iorque e Washington. Mais de 5,2 mil pessoas foram mortas na guerra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário