segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Madonna troca gravadora por produtora de shows

Em um mudança descrita como um abalo sísmico da indústria da música, a popstar Madonna deve deixar a Warner Bros. para fechar um contrato de US$ 120 milhões em dinheiro e ações com a empresa de promoção de shows Live Nation, de Beverly Hills, na Califórnia.

O contrato de 10 anos dará à Live Nation o direito de comercializar três discos, realizar shows e turnês, vender merchandising e negociar a participação da cantora em eventos e campanhas publicitárias.

É uma mudança radical que mostra como a indústria do disco está mudando na era da Internet e da pirataria generalizada. Antes, megaestrelas como Madonna gravariam discos com uma gravadora de alto prestígio e fariam contratos de show e patrocínio com outras empresas. Agora que a renda da venda de discos desabou com a Internet, produtores de show, empresários e empresas de venda de ingressos querem fazer contratos mais amplos.

Afinal, como sugeriu o ministro da Cultura, Gilberto Gil, ao dizer que os músicos deveriam abrir mão dos direitos autorais, a tendência é que a maior parte da renda venha de shows, patrocínios e campanhas publicitárias.

Nenhum comentário: