Os economistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) discordaram do diretor-geral, o espanhol Rodrigo Rato, que deixa o cargo no final do mês.
Como representante de um dos países da zona do euro, Rato declarou recentemente que "agora o dólar está subvalorizado". Mas os técnicos do Fundo entendem que a moeda americana ainda está valorizada demais.
Sob o impacto da crise no mercado de crédito hipotecário nos Estados Unidos e da alta dos preços do petróleo, eles previram ainda um crescimento menor para a economia mundial em 2008, reduzindo sua expectativa de crescimento para 4,75%, em contraste com 5,2% para este ano.
Na sua opinião, o déficit em conta corrente dos EUA tende a permanecer em cerca de 1,5% do produto mundial bruto, gerando um risco de desvalorização descontrolada do dólar e fortalecimento do protecionismo econômico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário