O Comitê do Mercado Aberto do Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos Estados Unidos, cortou hoje em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros da maior economia do mundo, para 4,5% ao ano.
É a segunda queda em duas reuniões do Fed, depois de um longo período de manutenção da taxa em 5,25% ao ano. O corte é uma tentativa da autoridade monetária de evitar uma recessão nos EUA, apesar da crise no setor habitacional e do aperto de crédito.
Como observou The Wall St. Journal Online, o Fed não usou nenhum truque. Fez o que o mercado esperava. Sinalizou a determinação de agir para impedir uma crise maior. Sob a presidência de Ben Bernanke, o Fed mantém sua política monetária ativista como no tempo de Alan Greenspan.
Em resposta, o Índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais ações, subiu 137,54 pontos (1%), para 13.930,01 pontos.
Leia a nota oficial do Fed.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário