segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Chefe de polícia quer legalizar todas as drogas

Por considerar a guerra contra as drogas um "fracasso", um dos principais chefes de polícia do Reino Unido vai propor a legalização de todas as drogas - inclusive a cocaína e a heroína - e o fim das "leis imorais".

Em sua análise do problema, a ser apresentada hoje à Polícia do Norte do País de Gales, chefiada por ele, o comissário Richard Brunstrom vai alegar que as drogas ilegais estão cada vez mais baratas e disponíveis em maiores quantidades. O número de usuários cresce enquanto aumentam os crimes relacionados às drogas ilegais, que hoje sustentam impérios criminosos cujos negócios só são superados pelo petróleo.

"Se a política de drogas tornar-se no futuro mais pragmática e não moralista, orientada pela ética e não por dogma, então o atual proibicionismo terá de ser abandonado como inexequível e imoral para ser substituído por um sistema unificado que inclua o álcool e o tabaco, baseado nos dados e evidências disponíveis, e voltado para a redução dos danos à sociedade", alerta o chefe de polícia do Norte de Gales.

A notícia não vai agradar ao governo britânico. Em seu discurso na convenção anual do Partido Trabalhista no ano passado, o atual primeiro-ministro Gordon Brown declarou: "Precisamos enviar uma mensagem clara de que as drogas nunca serão descriminalizadas."

O mesmo pensa a oposição conservadora, embora alguns anos atrás um deputado e ex-candidato à liderança do partido tenha proposto a liberalização da maconha, numa tentativa de captar o voto do eleitorado jovem.

Leia mais no jornal inglês The Independent.

Nenhum comentário: