segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Cheney: "Irã não terá armas nucleares"

Em tom ameaçador, o vice-presidente Dick Cheney insistiu neste domingo em que os Estados Unidos e outros países não deixarão o Irã ter armas atômicas.

"Nosso país e a comunidade internacional não podem ficar assistindo enquanto países que apóiam o terrorismo realizam suas grandes ambições", declarou um dos mais poderosos e belicosos vice-presidentes da História dos EUA, o poder por trás do trono de um presidente medíocre como George Walker Bush.

Ao falar no Instituto Washington para o Oriente Próximo, Cheney afirmou que "o Irã engana e atrasa para ganhar tempo". Se o a república islâmica não se submeter ao regime de inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica, o que implica abrir mão de seu programa nuclear militar, os EUA estão dispostos a "impor pesada conseqüência", advertiu o vice de Bush.

Cheney não falou em uso da força. Mas o alerta é claro. Ele é um dos grandes defensores de um bombardeio aéreo para tentar destruir as principais instalações nucleares do Irã, atrasando o desenvolvimento da bomba atômica iraniana.

O recente afastamento de Ali Larijani, o principal negociador iraniano, está sendo interpretado como um endurecimento da república dos aiatolás. Isso reduz as possibilidades de solução negociada.

Nenhum comentário: