A coluna política do jornalista Carlos Castello Branco, no Jornal do Brasil, talvez a mais famosa da História da Imprensa no Brasil está à disposição do público a partir de hoje no site www.carloscastellobranco.com.br.
Todas as 7.446 colunas publicados por Castello Branco de 1962 até 1993, ano de sua morte, estarão disponíveis tanto por data como por palavra-chave. O site tem ainda a biografia do jornalista e uma fotobiografia.
Castellinho, como era conhecido, foi assessor de imprensa do tumultuado governo Jânio Quadros, que durou apenas sete meses, em 1961. Depois, tornou-se o maior colunista político da imprensa brasileira. Tinha a fama de reproduzir todas as suas entrevistas de cabeça, sem notas nem gravador.
Seus textos registram o período conturbado que antecedeu ao golpe militar de 1964, todo o período da ditadura, o golpe dentro do golpe com o Ato Institucional nº 5 (AI-5), o afastamento de Costa e Silva pela juntar militar, a abertura lenta e gradual do general Ernesto Geisel, a campanha das diretas, a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, as desilusões com a redemocratização até o impeachment de Fernando Collor, em 1992.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário