A Síria anunciou ontem que vai à conferência sobre a paz no Oriente Médio a ser realizada nesta terça-feira em Anápolis, Maryland, nos Estados Unidos.
O governo sírio declarou ter tomado esta decisão ao ver na pauta a questão das Colinas do Golã, ocupadas por Israel em 1967. Mas a ministra do Exterior de Israel, Tzipi Livni, alertou que o objetivo do encontro é relançar as negociações entre israelenses e palestinos, e não negociar a paz com a Síria.
Para o governo de Damasco, as negociações árabe-israelenses devem ser conjuntas. Uma negociação fatiada de Israel com cada um de seus vizinhos árabes e os palestinos reduz o poder de barganha dos árabes.
Quinze outros países árabes já haviam confirmado sua participação, inclusive a Arábia Saudita.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário