O primeiro-ministro conservador John Howard admite a derrota nas eleições na Austrália. Com a vitória do Partido Trabalhista, seu líder, Kevin Rudd será o novo chefe de governo, depois de 11 anos de hegemonia do Partido Liberal.
Grande aliado dos Estados Unidos, Howard enviou soldados australianos para a Guerra do Iraque e apoiou o governo George W. Bush em sua oposição ao Protocolo de Quioto, destinado a conter a emissão dos gases que causam o aquecimento global.
Rudd fala mandarim. Deve adotar uma política externa mais independente e se aproximar da China.
As projeções dos analistas indicam que os trabalhistas elegerão cerca de 80 dos 150 deputados da Assembléia Nacional da Austrália. Será a primeira vez que um partido terá maioria absoluta no parlamento australiano desde a primeira das quatro vitórias de Howard, em 1996.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário