Os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) têm obtido grandes vitórias contra a milícia dos Talebã, no Afeganistão. Mas os objetivos estratégicos da guerra não estão sendo atingidos, concluiu o Conselho de Segurança Nacional dos EUA.
Apesar das perdas, crescem a área sobre influência dos Talebã e o cultivo de papoula para produzir ópio, enquando o governo do presidente Hamid Karzai dá sinais de fraqueza e de incapacidade de controlar o país, na verdade quase nada além da capital. Os soviéticos estiveram nesta posição um dia.
Leia mais no Washington Post de domingo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário