Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sábado, 10 de novembro de 2007
Biblioteca Kennedy estará disponível na Internet
Todo o acervo do Museu e da Biblioteca John Fitzgerald Kennedy, reunindo a maior coleção de fotografias, documentos, videoteipes e objetos ligados a um dos presidentes mais carismáticos da História dos Estados Unidos, estará disponível gratuitamente na Internet.
De qualquer parte do mundo, será possível consultar seus arquivos e ouvir o presidente John Kennedy (1961-63) falando sobre as decisões de seu governo, que enfrentou a Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962, momento de maior tensão da Guerra Fria.
No subsolo do prédio branco e envidraçado construído junto ao mar com vista para a cidade de Boston, em Massachusetts, uma equipe de 10 pessoas trabalha há meses num projeto monumental e pioneiro: a digitalização de mais de 9 milhões de páginas do presidente, 40 milhões de páginas escritas por outras, 400 mil fotos, 9 mil horas de gravações de som, 1,2 mil horas de gravações em vídeo.
Este trabalho deve durar 10 anos, mas dentro de um ano os primeiros documentos estarão disponíveis.
A Biblioteca Kennedy é uma das 12 bibliotecas presidenciais dos EUA. Desde 1942, quando termina o mandato de um presidente, abre-se uma biblioteca em seu estado de nascimento, com financiamento do governo federal. São verdadeiros templos da democracia americana. Geralmente, organiza-se uma fundação para que o empreendimento tenha vida própria e não dependa eternamente de dinheiro público.
"Não recebemos dinheiro do governo federal para este projeto, só para pagar salários", destaca Susan Sanders, diretor de projetos de internet da biblioteca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário