Pela primeira vez em mais de 50 anos, um trem vai ligar o Norte e o Sul da Península da Coréia. A medida pode ser o primeiro passo concreto para a reunificação do país, dividido no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
A ligação ferroviária começa em 11 de dezembro. Será um dos primeiros resultados do histórico encontro de cúpula do mês passado entre os presidentes sul-coreano, Roh Moo Hyun, e norte-coreano, Kim Jong Il, em Pionguiangue.
De início, fará apenas transporte de carga por uma distância de 26 quilômetros através da última fronteira da Guerra Fria. No futuro, espera-se que a estrada seja ligada à Ferrovia Transiberiana, permitindo transporte de carga até a Europa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário