sábado, 17 de novembro de 2007

Pesquisas indicam possível derrota de Chávez


Pelo menos duas pesquisas, citadas na edição de sexta-feira do jornal O Globo, indicam uma forte possibilidade de que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, seja derrotado no plebiscito de 2 de dezembro sobre a reforma constitucional que lhe daria amplos poderes, inclusive a possibilidade de se reeleger indefinidamente, total controle sobre o banco central e prerrogativa para decretar estado de emergência.

Chávez alega que a reforma é necessária para aplicar o "socialismo do século 21". Parece que os venezuelanos, seduzidos até agora por seu discurso nacionalista e em defesa da população mais pobre, não estão dispostos a engolir o socialismo nem um chefe de Estado com poderes ditatoriais.

As pesquisas dão vantagem de 14 a 30 pontos percentuais ao Não.

Neste sábado, o jornal americano New York Times tenta entender o que significa esse socialismo chavista movido pelos altos preços do petróleo, principal fonte de renda da Venezuela. Apesar do discurso antiamericano, antiliberal e anticapitalista de seu presidente, que o intelectual mexicano Jorge Castañeda chama de "Perón com petróleo", a Venezuela ganha algo como US$ 40 bilhões por ano vendendo petróleo aos EUA.

Nenhum comentário: