O presidente interino de Cuba, general Raúl Castro, convocou para 20 de janeiro de 2008 eleições para a Assembléia Nacional, o parlamento unicameral cubano, e as assembléia provinciais. Mas a grande questão é se o presidente Fidel Castro, afastado por motivo de saúde desde 31 de julho de 2006, será candidato.
Desde então, Fidel foi substituído provisoriamente por seu irmão, que já era vice-presidente e ministro da Defesa.
Para conservar suas posições de chefe de Estado e chefe de governo (primeiro-ministro), Fidel precisa ser reeleito deputado. Além disso, ele é comandante das Forças Armadas e líder do Partido Comunista. Todas essas funções estão sendo exercidas por Raúl Castro.
Desde 1976, quando este sistema foi adotado em Cuba, Fidel é eleito deputado e, em seguida, membro do Conselho de Estado e presidente deste órgão.
Fidel Castro não aparece em público desde 26 de julho de 2006, quando participou da comemoração do assalto ao Quartel de Moncada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário