Uma "epidemia de suicídios" atinge os veteranos das guerras no Iraque e no Afeganistão, revelou ontem a rede de televisão americana CBS (Columbia Broadcasting System).
A média é de 120 suicídios por semana. Só em 2005, 6.256 veteranos das guerras do governo George Walker Bush se mataram.
Enquanto a taxa de suicídios na população americana em geral é de 8,9 por 100 mil habitantes, a proporção entre ex-combatentes cresceu para algo entre 18,7 e 20,8 por 100 mil. Entre jovens de 20 a 24 anos, a tragédia é ainda maior. A proporção fica entre 22,9 e 31,9 para cada 100 mil pessoas, quatro vezes mais do que a taxa entre civis da mesa faixa etária.
Os Estados Unidos têm 25 milhões de veteranos de guerras. Um milhão e 600 mil lutaram no Iraque ou no Afeganistão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário