domingo, 18 de novembro de 2007

Popularidade de Gordon Brown desaba

A aprovação ao primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, caiu de 59% no mês passado para apenas 33%, indicando que o Partido Trabalhista teria grande dificuldade de permanecer no poder, se convocasse eleições antecipadas como pensou em fazer.

Em pesquisa do instituto YouGov, a oposição conservadora leva uma vantagem de seis pontos percentuais, com 41% preferências, contra 35% para os trabalhistas.

Brown assumiu o poder em junho, sem eleições, substituindo Tony Blair, desgastado por seu apoio incondicional aos Estados Unidos na Guerra do Iraque, como líder do partido e do governo. Cogitou em antecipar as eleições, que só precisam ser realizadas em 2010, para ganhar legitimidade.

Seu governo foi abalado pela crise no mercado de crédito hipotecário, por enchentes e um novo surto de febre aftosa, além de rumores de conflitos internos entre ministros. O jovem líder da oposição, David Cameron, ainda o acusa de roubar idéias do Partido Conservador, como a reforma para reduzir o imposto sobre herança.

Nenhum comentário: