A aprovação ao primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, caiu de 59% no mês passado para apenas 33%, indicando que o Partido Trabalhista teria grande dificuldade de permanecer no poder, se convocasse eleições antecipadas como pensou em fazer.
Em pesquisa do instituto YouGov, a oposição conservadora leva uma vantagem de seis pontos percentuais, com 41% preferências, contra 35% para os trabalhistas.
Brown assumiu o poder em junho, sem eleições, substituindo Tony Blair, desgastado por seu apoio incondicional aos Estados Unidos na Guerra do Iraque, como líder do partido e do governo. Cogitou em antecipar as eleições, que só precisam ser realizadas em 2010, para ganhar legitimidade.
Seu governo foi abalado pela crise no mercado de crédito hipotecário, por enchentes e um novo surto de febre aftosa, além de rumores de conflitos internos entre ministros. O jovem líder da oposição, David Cameron, ainda o acusa de roubar idéias do Partido Conservador, como a reforma para reduzir o imposto sobre herança.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário