O Partido Conservador britânico obteve uma vantagem de 13 pontos percentuais, a maior em 19 anos, sobre o Partido Trabalhista, no poder desde 1997, em pesquisa divulgada ontem.
Apesar de cair um ponto em relação à sondagem anterior, a oposição conservadora teria hoje 40% dos votos, contra 27% para os trabalhistas. Estes perderam seis pontos por causa dos problemas enfrentados pelo novo primeiro-ministro, Gordon Brown, que substituiu Tony Blair no final de junho. Os liberais-democratas subiram dois pontos, para 18%, e os outros partidos quatro pontos, chegando a 14%.
Brown foi abalado por duas más notícias arrasadoras:
• o Imposto de Renda admitiu ter deixado vazar dados de 25 milhões de britânicos; e
• o falido banco Northern Rock não tem como pagar uma dívida de 24 bilhões de libras (mais de US% 50 bilhões) ao Banco da Inglaterra.
Leia mais no jornal The Independent.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário