O chamado empresário hippie, o bilionário inglês Richard Branson, dono do grupo Virgin, vai colocar 400 milhões de libras, mais de US$ 800 milhões, do seu próprio bolso no banco Northern Rock, que faliu em conseqüência da crise de crédito iniciada no mercado hipotecário para clientes de segunda linha nos Estados Unidos.
No fim de semana, Branson fechou um acordo como parte de um consórcio que inclui o financista americano Wilbur Ross, o hedge fund Toscafund o grupo First Eastern Investment. Antes de fazer negócio, ele falou pelo telefone de sua ilha no Mar do Caribe com o ministro das Finanças do Reino Unido, Alistair Darling.
O Northern Rock deve 20 bilhões de libras ao Banco da Inglaterra. No acordo, a Virgin se comprometeu a pagar 11 bilhões imediatamente e o resto em três anos. Vai tomar os 11 bilhões emprestado dos bancos Citigroup, Royal Bank of Scotland e Deutsche Bank.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário