Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sábado, 10 de novembro de 2007
Morre Norman Mailer, um mestre da literatura
Um dos ícones dos anos 60, Norman Mailer escreveu 39 livros, entre eles Os Nus e os Mortos, O Sonho Americano, Por Que Estamos no Vietnã, Marylin (uma biografia romanceada de Marylin Monroe), Um Castelo na Floresta (um romance sobre a juventude de Hitler contada pelo demônio) e A Luta (sobre o combate entre Mohammed Ali e George Foreman pelo título mundial de boxe peso-pesado). Ganhou dois Prêmios Pulitzer. Tinha 84 anos e morreu neste sábado de insuficiência renal.
Esse observador crítico e subversivo da vida americana nasceu em 31 de janeiro de 1923 em Long Branch, no estado de Nova Jérsei, numa família pequeno-burguesa judia. Aluno brilhante, entrou em 1939 na Universidade de Harvard, onde se graduou em engenharia aeronáutica. Durante a Segunda Guerra Mundial, lutou contra o Japão na chamada Guerra do Pacífico.
Em 1948, com a publicação de Os Nus e os Mortos, um romance sobre a guerra de um realismo brutal, tornou-se um sucesso. Logo, o livro foi traduzido em vinte línguas.
Violento, boxeador, brigão, beberrão, drogado e mulherendo, esfaqueou uma de suas seis mulheres, que quase morreu, tornando-o um alvo predileto do movimento feminista. Produziu cinco filmes ruins e chegou a se lançar candidato a prefeito de Nova Iorque.
Símbolo da contracultura, poucos anos atrás, quiseram saber se Mailer ainda fumava maconha: "Gostar eu gosto, mas depois mal consigo me levantar da cama no dia seguinte." E ainda se queixava de ser chamado de rebelde aos 80 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário