A maior manifestação contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza desde que o partido fundamentalista assumiu o controle sobre este território palestino terminou num tiroteio com pelo menos seis mortes.
Partidários da Fatah, partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, celebravam o terceiro aniversário da morte de Yasser Arafat, o líder histórico da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), quando o conflito começou.
Ambos os grupos se acusam pelo início da violência, mas testemunham contam que seguranças do Hamas dispararam do alto dos prédios para dispersar a manifestação.
A tensão aumentou com a perspectiva de uma conferência internacional de paz organizada pelos Estados Unidos para relançar as negociações entre Israel e os palestinos, no final deste mês, para criar um Estado palestino independente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário