quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Greve causa engarragamento de 300 km em Paris

A greve por tempo indeterminado nos transportes públicos da França, em defesa do regime de aposentadoria especial dos trabalhadores no setor, deixou Paris com muito poucos trens e ônibus circulando. Acabou provocando enormes engarrafamentos, com carros particulares parados por uma distância de 300 quilômetros.

Também pararam professores, trabalhadores nos setores de energia, ópera e da Comédia Francesa, que também tem direito a uma aposentadoria especial com pensão equivalente a 100% do último salário após 37 anos e meio de contribuição, enquanto os demais franceses nos setores público e privado precisam trabalhar pelo menos 40 anos para ter aposentadoria integral.

Esta vantagem beneficia cerca de 1,5 milhão de trabalhadores. Não tem um peso tão grande no déficit previdenciário. É apenas o começo das reformas do presidente Nicolas Sarkozy, que tenta reduzir o poder dos sindicatos

Sarkozy abriu negociações com os sindicatos. Não está disposto a abandonar sua promessa de campanha de acabar com as aposentadorias especiais. As pesquisas de opinião indicam que 70% dos franceses o apóiam.

Com o país virtualmente parado pela greve dos transportes, o presidente enfrenta seu primeiro teste de força contra o sindicalismo.

Nenhum comentário: