Ao anunciar ontem a retirada de mais 2,5 mil soldados britânicos do Iraque, reduzindo suas forças à metade sem consultar os Estados Unidos, o primeiro-ministro Gordon Brown indica, na prática, que está desarticulando a aliança forjada por seu antecessor, Tony Blair, com o presidente George Walker Bush.
Brown sabe que só chegou ao cargo com que sempre sonhou porque a guerra minou a popularidade e a legitimidade de Blair. Como quer convocar eleições antecipadas para afirmar sua própria legitimidade, Brown quer se afastar mais e mais da guerra de Bush e Blair.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário