Os Estados Unidos pretendem dar uma ajuda adicional de US$ 1 bilhão ao México para a luta contra o tráfico de drogas, revela hoje o jornal inglês Financial Times. Por causa da semelhança com o Plano Colômbia, pelo qual os EUA deram cerca de US$ 5 bilhões ao governo colombiano desde 2000, o programa já está sendo chamado de Plano México.
Mas o subsecretário mexicano para a América do Norte, Carlos Rico, rejeita a comparação, alegando que nenhum soldado americano será autorizado a atuar em território do México: "Temos capacidade operacional para fazermos nós mesmos".
O programa, chamado de Estratégia Conjunta de Combate ao Crime Organizado, precisa ser aprovado pelo Congresso dos EUA antes de ser colocado em prática, no próximo ano. Será uma vitória do novo presidente do México, Felipe Calderón, que desde sua posse, no final do ano passado, vem dando ênfase especial ao combate ao tráfico de drogas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário